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04. Arp Pulse e Melody

Nestas duas tracks também houveram mudanças significativas onde os timbres que estão na track de ARP MELODY também estão disponíveis na ARP PULSE.

Como representado na imagem abaixo, cada timbre pode ser disparado somente clicando no ícone de play ao lado de cada MIDI Clip.

REDKEYS v2.5 | ARP MELODY & ARP PULSE
REDKEYS v2.5 | ARP MELODY & ARP PULSE

Neste caso é bem simples a utilização pois na primeira track o plugin de arpeggiator do Ableton atua com formação de acordes e na segunda atua em forma de arpejador, tudo isso de acordo com o acorde que é tocado pelo músico.

Nas tracks de ARP MELODY e PULSE temos antes do rack de efeitos chamado “Arps FX” outros dois plugins, dos quais falaremos a seguir.

Sustainer: este plugin é responsável por fazer com que o pedal de sustain não funcione de forma convencional dentro do Ableton Live. Um dos grandes dilemas dos tecladistas quando usam os arpejadores nativos do Ableton Live é o mapeamento sustain que faz com que o CC64 perca o efeito dentro do plugin nativo. Então é de extrema importância que mantenha-se exatamente na configuração original este plugin, para evitar problemas futuros.

REDKEYS v2.5 | Sustainer Plugin
REDKEYS v2.5 | Sustainer Plugin

Arpeggiator: este é o plugin nativo de arpejador do Ableton, com ele é possível escolher entre vários modos de arpejo, conforme o que o plugin oferece:

REDKEYS v2.5 | Arpeggiator
REDKEYS v2.5 | Arpeggiator

Dentro da REDKEYS v2.5 todos os timbres agora tem o seu Rack de efeitos separadamente, sendo possível fazer os mapeamentos de parâmetros de forma individual e trabalhar com a sonoridade de cada timbre separadamente.

REDKEYS v2.5 | Rack de efeitos
REDKEYS v2.5 | Rack de efeitos

Na imagem acima podemos ver os parâmetros de controle dos timbres, e logo na sequência iremos explicar detalhadamente sobre cada um dos 6 Botões Macro de efeitos do Rack:

  • Low Cut: essa função serve para atenuar frequências das regiões graves do timbre, cortando as regiões graves;
  • Hi Cut: essa função também é um filtro de frequências que vai cortar as regiões agudas do timbre, deixando o som com mais ou menos brilho (tudo depende do gosto do usuário);
  • Auto Filter: essa função faz com que o timbre tenha o cutoff sendo modulado em tempo real, de acordo com o BPM da sessão, então ao acionar esse botão e ir dosando o efeito o pad começa a abrir e fechar as frequências graves indo até as agudas, como em várias músicas eletrônicas da atualidade por exemplo;
  • Space: com esse botão sendo acionado você pode trazer mais reverb de ambiência para o timbre de pad selecionado, não dependendo somente do reverb que está no Send A de cada track;
  • Pulse: essa função faz com que o pad tenha corte de volume sendo modulado em tempo real, semelhante a uma compressão Side Chain, algo que poderemos abordar em um outro artigo aqui no nosso Blog posteriormente. Esse efeito também está vinculado ao BPM da sessão operano na divisão de tempo de 1/16 Bars;
  • Reso: esse efeito acrescenta uma ressonância ao timbre, e ele é vinculado ao Auto Filter fazendo com que ao mesmo tempo que o timbre tenha ressonância em determinada frequência ele abre e fecha com a automação do plugin, tudo feito de forma nativa dentro do Ableton Live.

Tendo abordado aqui todos os parâmetros e configurações desta track, vamos então à próxima categoria de sons.