03. Synths¶
Nesta categoria já existem diversos timbres espetaculares, como o FM’s Moog, Vocal Chop, Poly Moog FM e o SuperSaw são timbres desejados por muitos tecladistas, pois fazem parte do setup de grandes como o Filipe Martins e outros mais!
E ainda tivemos outros timbres excelentes acrescentados, como listados na imagem abaixo, onde você pode simplesmente dar “PLAY” e tocar o som que você quiser.
Na maioria dos timbres desta track não colocamos outros efeitos adicionais, pois os parâmetros como Delay e Reverb podem ser facilmente configurados nos Sends A e B, não havendo necessidade de adicionar mais coisas para a maioria dos timbres.
Vale lembrar que algums timbres, para que chegassem na sonoridade desejada, foram adicionados alguns parâmetros de mapeamentos já pré definidos, afim de trazer de forma mais facilitada os controles de expressões que os deixam ainda melhores, como os timbres que iremos listar logo abaixo:
Sine Lead: esse timbre possui dos controles padrão chamados de Amount Pan e Rate, sendo que o primeiro botão controla a intensidade do efeito auto pan dentro desse timbre e o segundo botão controla a velocidade deste efeito.
Square Lead: esse timbre também possui dos controles padrão chamados de Amount Pan e Rate, sendo que o primeiro botão controla a intensidade do efeito auto pan dentro desse timbre e o segundo botão controla a velocidade deste efeito.
Vocal Chops: esse timbre também possui dos controles padrão chamados de Ambient e Delay, sendo que estes controlam a quantidade de reverb de ambiência do timbre e o Delay, sem depender das configurações do Send A e B das tracks.
Ice Pluck: este timbre contém 3 parâmetros essenciais chamados Ambient, que regula a intensidade do reverb de ambiência característico do timbre, Delay para aumentar ou diminuir este efeito, e o Feed. Delay que aumenta a duração em milisegundos desse efeito.
Lingus Synth: este é, sem dúvidas, um dos timbres mais revolucionários já vistos dentro do Ableton Live e em formato de plugin. Este timbre foi criado originalmente pelo Cory Henry, um tecladista mundialmente conhecido que usou-o em um de seus solos mais épicos na música “Lingus - Snarky Puppy” e tem quatro parâmetros essenciais, sendo eles Ambient, que regula a quantidade de reverb nesse timbre específico, Delay para aumentar ou diminuir este efeito, temos também o Feed. Delay que aumenta a duração em milisegundos desse efeito, e um botão extra chamado “TONE” que trás a réplica perfeita da saturação analógica usada pelo Cory Henry no teclado KORG King, fechando e abrindo o Cutoff do timbre e trazendo um som mais quente.
MKBereal Square Up: um synth icônico criado por Michael Bereal e utilizando em diversos formatos de presets em teclados sintetizadores, Workstations e Synths. Os parâmetros destes timbres são o Amb Dry/Wet para regular a quantidade de reverb ambiente, Delay Dry/Wet para aumentar e diminuir este efeito, Delay Feed para aumentar ou diminuir o tempo do delay, e o Filter para fechar e abrir as frequências agudas.
SuperSaw: é um timbre muito usado na música “Maravilhosa Graça”, que contém somente um parâmetro chamado Filter, que abre e fecha as frequências agudas.
TruPluck: este timbre contém 3 parâmetros essenciais chamados Ambient, que regula a intensidade do reverb de ambiência característico do timbre, Delay para aumentar ou diminuir este efeito, e o Feed. Delay que aumenta a duração em milisegundos desse efeito.
Trance Lead: é um timbre muito usado na música “No Meio dos Louvores do seu Povo”, que contém somente um parâmetro chamado Filter, que abre e fecha as frequências agudas.
Abordando completamente esta track com todos os seus sons, vamos à diante para a próxima categoria de sons.